Hoje, com a tecnologia embarcada nos drones, é possível usá-los na agropecuária, a fim de identificar problemas que dificilmente seriam vistos por terra. Além disso, eles ajudam os produtores a economizar, ganhar tempo e a receber imagens e informações onde quer que estejam.
Por esse motivo é que os drones são muito usados na agricultura. 40% das aeronaves não tripuladas no Brasil são usadas no agronegócio
Confira abaixo 5 vantagens do uso de drones no campo.
5 usos dos drones no agronegócio
Análises de solo
Para a análise de solo, os drones tem sido muito utilizados porque esses veículos possuem softwares de processamento de imagens que sobrepõe as fotos e geram um materiais cartográficos preciso e de alta definição.
Assim, é possível fazer uma análise detalhada do solo e das culturas que ali existem.
Vale dizer que, com esse recurso, é possível otimizar processos, reduzir custos, economizar tempo e trazer maior segurança para quem o utiliza.
Identificação de pragas e doenças
Na identificação de pragas e doenças, usar drones com câmeras que possuem sensores Infravermelho Próximo – NIR é excelente para calcular índices de vegetação.
Os drones com as câmeras multiespectrais são também práticos e usados para identificar problemas nas plantas, como, por exemplo, deficiências nutricionais, locais com maior ou menor biomassa, infestação de doenças e pragas, determinar percentual de cobertura de solo em algumas classes, entre outras aplicações.
Gestão de plantio
Os drones também podem levantar dados aéreos que permitem umdetalhamento em medidas de toda área de plantio.
A aeronave oferece a verificação da extensão da lavoura para plantio, identificando se, por ventura, houver áreas de preservação, reservas, benfeitorias, estradas etc.
Além de ajudar na identificação de doenças, apontando quais plantas estão contaminadas, é um método muito mais rápido de coleta de dados e, consequentemente, haverá ganhos de eficiência produtiva.
Inspeção na pecuária
A inspeção na pecuária pode ocorrer da seguinte maneira: com o auxílio de uma câmera fotográfica ocorrer a captura fotos sequenciais em alta definição. Estas fotografias vão gerar o material cartográfico num software de processamento de imagens específico.
Além disso, com as imagens aéreas é possível contar o rebanho sem precisar deslocar um peão para isso.
Pulverização agrícola
À medida que houver realização de voos periódicos, a identificação de pragas serão facilmente identificáveis, especialmente os drones multirotoresque sobrevoam áreas onde os aviões pulverizadores não conseguem chegar.Essas aeronaves são eficazes também na dispersão de fertilizantes e pesticidas em áreas não muito extensas.
Hoje estima-se que com o uso dos drones pulverizadores o agricultor vem tendo cerca de 70% de economia de água e 40% de economia de defensivos usados.
O uso de drones na agricultura é uma importante opção.
Esse é um dos motivos que faz com que esses veículo se firmam e auxiliam o produtor rural a identificar estratégias que possam aumentar a eficiência no gerenciamento da agricultura, maximizando a rentabilidade das colheitas e tornando o agronegócio ainda mais competitivo.
Os drones na pulverização também trazem uma economia quanto ao pisoteio de plantações pelo uso dos tratores por exemplo.
Para mais informações sobre os drones na pulverização, conheça o programa AgroDroneTech da Lord Drone.