Topografia com drone: entenda como funciona o mapeamento aéreo

A importância do drone para topografia

O mapeamento topográfico é uma tarefa rotineira para os engenheiros e um trabalho importante para a construção civil. Para a elaboração de um projeto, é necessário um  levantamento topográfico com o detalhamento das características do terreno.

Drone marca uma uma nova era no mapeamento topográfico, permitindo a captura de mapas detalhados do local, incluindo contornos do solo e características existentes da superfície, em uma fração de tempo e com um ótimo custo benefício.

Com uma eficiência impressionante, um drone realiza 500 hectares, enquanto um empregado topógrafo realiza cerca de 10 hectares por dia.

Qual é a diferença de topografia e agrimensura?

Agrimensura e topografia são profissões iguais? Essa é uma pergunta muito comum!

O topógrafo e agrimensor são profissionais de medição.

As medições podem ser meramente técnicas, como podem também ter aspectos legais e jurídicos.

Na topografia o objeto de medição e representação é a superfície terrestre com seus acidentes naturais e artificiais, onde a situação jurídica entre propriedade e território tem menor relevância, portanto, uma abordagem primordialmente técnica.

Já a agrimensura trata das medições legais, se ocupando principalmente da representação e determinação dos limites legais das propriedades, divisão e legalização dos imóveis originados por herança, unificação de imóveis, litígios territoriais, entre outras funções.

Portanto, o agrimensor é um topógrafo que domina as questões legais.

Aerofotogrametria com drones

uso dos drones para realizar mapeamentos aéreos e coletar informações do terreno é uma evolução tecnológica da ciência chamada aerofotogrametria.

As principais mudanças que ocorreram com a chegada dos drones foram a diminuição dos custos, logística e facilidade na operação.

Devido ao alto custo e viabilidade, a aerofotogrametria era restrita a órgãos públicos e grandes empresas de engenharia.

Com a chegada dos drones, esses custos diminuíram drasticamente, o que possibilitou que pequenas e médias empresas trabalhem com essa tecnologia.

Planialtimetria com drone

Planialtimetria defini as diferenças de nível entre dois ou mais pontos no terreno e estuda as grandezas lineares e angulares no plano horizontal. Por meio da planialtimetria, é possível conhecer o relevo do terreno e planejar a terraplenagem.

O levantamento planialtimétrico é um relatório técnico, indispensável em grandes extensões de terra, que apresenta o detalhamento em planta do relevo de terrenos, identificando coordenadas, altitude e elevações com precisão milimétrica. Ele também é utilizado para a certificação de metragens de áreas, servindo como ferramenta de controle de propriedades.

Para a elaboração do relatório planialtimétrico, é necessário o deslocamento e atuação de vários profissionais, além do uso de veículos e equipamentos pesados, como teodolitos óticos ou a laser.

Já com o uso do drone, todo esse trabalho é reduzido drasticamente.

Munido de câmeras de alta definição, o drone cobre áreas a uma velocidade impossível de ser alcançada por profissionais em solo, gerando assim um levantamento planialtimétrico mais rápido e preciso, com representações e modelos em três dimensões de superfícies.

Se você tem interesse em fazer mapeamento aéreo com drone, entre em contato com a Lord Drone.

Compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Posts Recentes

Inscreva-se para receber novidades

Receba nossas novidades assim que publicadas.

Posts Relacionados

Confira algumas matérias relacionadas com a que você está lendo!