A importância do drone para topografia
O mapeamento topográfico é uma tarefa rotineira para os engenheiros e um trabalho importante para a construção civil. Para a elaboração de um projeto, é necessário um levantamento topográfico com o detalhamento das características do terreno.
O Drone marca uma uma nova era no mapeamento topográfico, permitindo a captura de mapas detalhados do local, incluindo contornos do solo e características existentes da superfície, em uma fração de tempo e com um ótimo custo benefício.
Com uma eficiência impressionante, um drone realiza 500 hectares, enquanto um empregado topógrafo realiza cerca de 10 hectares por dia.
Qual é a diferença de topografia e agrimensura?
Agrimensura e topografia são profissões iguais? Essa é uma pergunta muito comum!
O topógrafo e agrimensor são profissionais de medição.
As medições podem ser meramente técnicas, como podem também ter aspectos legais e jurídicos.
Na topografia o objeto de medição e representação é a superfície terrestre com seus acidentes naturais e artificiais, onde a situação jurídica entre propriedade e território tem menor relevância, portanto, uma abordagem primordialmente técnica.
Já a agrimensura trata das medições legais, se ocupando principalmente da representação e determinação dos limites legais das propriedades, divisão e legalização dos imóveis originados por herança, unificação de imóveis, litígios territoriais, entre outras funções.
Portanto, o agrimensor é um topógrafo que domina as questões legais.
Aerofotogrametria com drones
O uso dos drones para realizar mapeamentos aéreos e coletar informações do terreno é uma evolução tecnológica da ciência chamada aerofotogrametria.
As principais mudanças que ocorreram com a chegada dos drones foram a diminuição dos custos, logística e facilidade na operação.
Devido ao alto custo e viabilidade, a aerofotogrametria era restrita a órgãos públicos e grandes empresas de engenharia.
Com a chegada dos drones, esses custos diminuíram drasticamente, o que possibilitou que pequenas e médias empresas trabalhem com essa tecnologia.
Planialtimetria com drone
Planialtimetria defini as diferenças de nível entre dois ou mais pontos no terreno e estuda as grandezas lineares e angulares no plano horizontal. Por meio da planialtimetria, é possível conhecer o relevo do terreno e planejar a terraplenagem.
O levantamento planialtimétrico é um relatório técnico, indispensável em grandes extensões de terra, que apresenta o detalhamento em planta do relevo de terrenos, identificando coordenadas, altitude e elevações com precisão milimétrica. Ele também é utilizado para a certificação de metragens de áreas, servindo como ferramenta de controle de propriedades.
Para a elaboração do relatório planialtimétrico, é necessário o deslocamento e atuação de vários profissionais, além do uso de veículos e equipamentos pesados, como teodolitos óticos ou a laser.
Já com o uso do drone, todo esse trabalho é reduzido drasticamente.
Munido de câmeras de alta definição, o drone cobre áreas a uma velocidade impossível de ser alcançada por profissionais em solo, gerando assim um levantamento planialtimétrico mais rápido e preciso, com representações e modelos em três dimensões de superfícies.
Se você tem interesse em fazer mapeamento aéreo com drone, entre em contato com a Lord Drone.