Inspeção com Drones [Guia Prático]

Rápidos, econômicos e seguros, os Drones aterrissaram de vez no novo mundo das inspeções aéreas.

Antes arriscadas por serem realizadas geralmente em locais de difícil acesso, as inspeções atualmente já são realizadas com uso de Drones o que vem se tornando uma solução genial para a indústria moderna.

A adoção dos drones nas inspeções tem agilizado cerca de 80% no tempo de realização de atividades.

Além disso, os Drones também propiciam uma inspeção mais segura e com muito mais valor agregado para empresa.

Para se ter uma ideia, há anos atrás nas inspeções tradicionais, eram necessárias equipes de escaladores, andaimes, cordas, escadas e até mesmo helicópteros para realização de uma inspeção em torres de telecomunicações por exemplo.

Ágeis, econômicos e principalmente seguros os Drones vieram para revolucionar as formas de inspeção e monitoramento industrial.

Quais atividades os Drones veem sendo utilizadas durante a inspeção?

Inspeção de telhados

Seja para evitar ou para solucionar algum problema, a inspeção de telhados deve ser constante. Nessa atividade o problema sempre foi a dificuldade de acesso para os profissionais, que geralmente trabalham a alguns metros de altura e precisam fazer movimentos arriscados para verificar todos os pontos.

Os Drones resolvem boa parte desses problemas e ainda trazem enormes benefícios como:

  • aumento da segurança, agilidade na execução do serviço,
  • aumento na produtividade,
  • melhor disposição dos dados para análise e maior detalhamento especialmente pela qualidade das fotos.

Inspeção predial de fachadas                 

Além de desvalorizar o imóvel, as rachaduras, fissuras e manchas provenientes de infiltrações, também podem, a longo prazo, comprometer a segurança da edificação.

Por isso, de acordo com a ABNT NBR 5674 – 2012 – Manutenção de Edificações, as inspeções de fachada devem ser feitas periodicamente de três em três anos.

Nas inspeções tradicionais, enquanto um alpinista profissional leva dias para realizar tal inspeção, os Drones, dependendo da área inspecionada, realizam em poucas horas.

Fora o ganho em segurança que é enorme! Hoje os profissionais não precisam se submeter a alturas perigosas para realizar tais atividades.

Inspeção em grandes indústrias

Em diversas aéreas industriais com usinas siderúrgicas, parques eólicos, petrolíferas, linhas de transmissões entre outras é de extrema importância, que sejam feitas constantes inspeções, para verificação de falhas e ou durabilidade dessas plataformas para consequentemente evitar-se prejuízos.

Porém, geralmente essas inspeções duram dias e até semanas para serem concluídas, gerando um aumento no custo do projeto e o tempo que a indústria perde ficando, na maioria das vezes, improdutiva no momento das inspeções.

Por isso a utilização dos Drones nas indústrias já é uma realidade.

Quais os setores industriais mais utilizam Drones?

Veja abaixo alguns dos principais ramos industriais que já utilizam os Drones.

  • Setor elétrico: Os Drones são utilizados geralmente nas torres de alta tensão. A inspeção industrial é feita para verificar a presença cabos e conectores frouxos entre outras patologias.
  • Setor Telecom: Durante a inspeção aérea com drones é verificada principalmente a presença de insetos ou pássaros que possam causar interferência.
  • Setor Químico e Petroquímico: São inspecionados com drones vazamentos em tanques ou tubulações bem como chaminés e plataformas em geral.
  • Setor Metalúrgico: Acoplados com câmeras termográficas, os drones identificam pontos com aquecimento excessivo, se existem rachaduras nos altos fornos e também nas chaminés por exemplo.

Posso utilizar qualquer Drone para inspeção industrial?

Geralmente para inspeções são usados VANT’s mais robustos, potentes e eficazes, por isso, muitas vezes, com custos mais elevados que os demais.

Ou seja, não é aconselhado o uso de aparelhos baratos, frágeis e de plástico para operações de inspeção.

Os chamados Drones industriais geralmente são formados por uma estrutura de fibra de carbono, titânio e magnésio.

Quais as marcas e modelos mais utilizados?

Dentre os vários tipos de Drones industrias utilizados em inspeções, destaca-se o DJI Matrice 200, é um dos mais recentes lançamentos da fabricante DJI.

O Matrice 200 é extremamente seguro pois possui sistema próprio de segurança para esse tipo de voo. Outro exemplo é o Drone Yunecc Typhoo H que oferece a tecnologia da câmera Intel Real Sense 3D. Porém para inspeções mais simples até mesmo o DJI phantom 4 pode ser utilizado.

Segurança em primeiro lugar! Ao contrário de uma vida um drone pode ser substituído!

Lembre-se sempre!

Em caso de queda de um Drone o mesmo poderá ser substituído por outro, o que na maioria das vezes acontece com a vida do profissional que realiza o serviço de inspeção.

Caso um Drone consiga evitar a perda de uma única vida envolvida em atividades de inspeção, já é uma justificativa para a motivação para adoção desse tipo de tecnologia em qualquer empresa.

Sem sombra de dúvida, a maior e e mais importante vantagem, é que as inspeções com Drones são 100% seguras!

Os Drones vieram para ficar e aterrissaram de vez no novo mundo das inspeções aéreas e as empresas já se atentaram essa nova realidade!

Compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Posts Recentes

Inscreva-se para receber novidades

Receba nossas novidades assim que publicadas.

Posts Relacionados

Confira algumas matérias relacionadas com a que você está lendo!