Imagens aéreas: descubra como fazer

Se voltarmos um pouquinho no tempo e nos lembrarmos de que, quando queríamos registrar imagem aérea em determinada região, era necessário recorrer ao uso de uma aeronave de pequeno porte com um  fotógrafo a bordo para fazer  as áreas de interesse.

Hoje é bem diferente. Com a evolução da eletrônica, da engenharia aeroespacial e de outras áreas do conhecimento, surgiram técnicas cada vez mais eficientes, precisas e rápidas para se efetuar imagens do espaço aéreo, como, por exemplo, o uso de satélites e câmeras multiespectrais.

Ademais, atualmente, temos maiores necessidades no âmbito do imageamento remoto, para realização de monitoramento de situações críticas, como multidões, ações criminosas, desastres naturais etc.

Mas há também o aspecto mais poético e natural que é registrar paisagens belíssimas, eventos sociais, como casamentos, assim como capturar imagens de animais e da natureza.

São nesses casos, pelo grande dinamismo exigido, que o uso de veículos aéreos não-tripulados, os drones, têm se mostrado excelente alternativa, já que eles dispõem de uma flexibilidade maior e um custo baixo comparado às soluções tradicionais.

Os drones também possuem a vantagem de possibilitar pilotagem remota, o que elimina o risco de acidentes com a tripulação durante o processo, e voos mais próximos ao solo, tudo isso aliado ao baixo custo.

O uso de drones tem aumentado nos últimos anos, tornando-se  bastante acessível. Grande parte dessa acessibilidade se deve à popularização da tecnologia de modo geral.

Concomitante a isso, estão as aplicações práticas dessas aeronaves, que vão desde imagens aéreas, até no auxílio de pessoas em situações de riscos.

Imagens aéreas: como fazer?

Para a captura de imagens aéreas, os drones recorrem aos sistemas de GPS para sobrevoar a região a qual será mapeada.

Inicialmente, se faz a programação do voo pelo computador usando um software de planejamento.

Há casos nos quais a decolagem, o mapeamento e o pouso são feitos automaticamente. Em seguida, após o voo, os dados coletados e transferidos a um PC.

Depois são analisados em uma plataforma de processamento de imagens que viabiliza o produto final.

Assim temos:

  • planejamento de voo,
  • captura de imagens,
  • processamento de dados,
  • recebimento das análises.

Imagens aéreas com drone

A aquisição de um drone não faculta ao usuário, de imediato, uma perfeita seleção de imagens. Isso porque é na hora de aplicar a técnica é que surgem os desafios, como, por exemplo, um take perfeito e conhecer os elementos que devem ser valorizados no momento em que se lança em voo.

É por isso que especialistas recomendam que antes de qualquer filmagem, é preciso entender o drone como um aliado a serviço da produção.

Pensando assim, é preciso começar com movimentos básicos para não cometer erros.

Com o passar do tempo, o usuário naturalmente incorpora a técnica e conseguirá fazer praticamente as mesmas técnicas de cinegrafistas.

Qual é o melhor drone para imagens fazer aéreas?

São os drones dos modelos DJI, especialmente o modelo mais usado para filmagens aéreas: DJI Phantom 3.

Sua melhor versão sai de fábrica equipado com uma câmera de 12,3 MP capaz de gravar vídeos em Ultra HD (4K), cuja estabilidade é garantida graças ao suporte Gimbal incluso.

Já o DJI S1000+ é um multirrotor, equipado com oito hélices. Elaborado para carregar peso, é capaz de segurar uma câmera DSLR full frame (como a 5D Mark III da Canon), podendo carregar bagagem de até 11 kg.

Qual é o maior alcance de um drone?

Um drone pode atingir um tempo absoluto máximo de voo de até 27 minutos e uma distância máxima de 8 milhas, o que equivale a 13 km.

A altura máxima permitida, de acordo com o Departamento de Aviação Civil Brasileira para aeromodelos é de 400 pés do chão, ou seja, quase 122 metros.

Imagens aéreas em BH

Com profissionalismo, qualidade dos equipamentos e profissionais experientes, aqui, na Lord Drone, você tem a certeza de que seu produto final será o melhor de Belo Horizonte.

Compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Posts Recentes

Inscreva-se para receber novidades

Receba nossas novidades assim que publicadas.

Posts Relacionados

Confira algumas matérias relacionadas com a que você está lendo!