Algumas profissões, com o passar do tempo, se tornam obsoletas, sendo substituídos por máquinas em diversos setores.
Mas falando de drones, que são a nossa especialidade, a história não é bem essa… Estamos no sentido contrário da crise de profissiões. A pilotagem de drones deixou de ser lazer para pessoas e passou a ser a profissão do futuro.
Com diversas áreas para atuação, os pilotos passaram a ser valorizados e buscados por empresas de todos os portes, mas principalmente as de grande porte, organizadores de eventos em busca de uma gravação perfeita e pessoas interessadas em registrar momentos especiais diretamente das nuvens, também têm buscado essa expertise.
Muito mais do que pilotar um drone
O drone é uma aeronave não tripulada que possibilita a visualização de locais onde o ser humano não conseguiria ir facilmente.
Por ser leve, pode alcançar alturas consideráveis, por ser equipado, pode registrar fotos e filmagens com facilidade, e por estar cada vez mais moderno pode ser utilizado, desde casamentos, até em mapeamentos de áreas para grandes projetos, além de utilização para demarcar locais para GPS’s.
Pensando na tecnologia e em quanto ela ainda irá avançar, os dornes combinam muito com o futuro e estão à nossa disposição.
Para começar, basta investir em formação, entender as regras da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil e se empenhar em aprender desde pilotagem, até configurações de programas tecnológicos e edição de fotos, claro, levando em conta a área que mais deseja atuar, para não ter que estudar de tudo, de uma só vez.
Porém, como falamos. Isso é apenas o início.
Um especialista em drones deve saber muito mais do que apenas pilotar o equipamento aéreo para se destacar no mercado.
De acordo com a PwC, um segmento que promete ter muita demanda por especialistas em drones é o de infraestrutura, que representa 41% do mercado global. Atividades como inspeções de fachadas de prédios, estradas e ferrovias são as mais requisitadas.
Matheus Loss trabalha com drones para agricultores e empresas de engenharia e ele disse em entrevista que estudou muito sobre o funcionamento da tecnologia. Ele fala que “não adianta assistir a alguns vídeos na internet e achar que já sabe executar o trabalho, antes de começar a atuar como profissional fiz muitos testes para saber o que daria certo ou não.”
Isso mostra a importância de se especializar e fazer cursos de pilotagem para ter orientações contínuas sobre atualizações tecnológicas, manutenção e atualização, além de novidades no mercado de drones.
Carreira para um especialista em drones
As chances da carreira com drones decolar, com o perdão do trocadilho, são muitas, veja alguns benefícios para investir nessa carreira:
- Profissão em pleno crescimento no mercado. Segundo a Drone Show e Anac, 12.000 pessoas trabalham nesse segmento no Brasil e, até 2020, a expectativa é de geração de 8 000 vagas.
- Os salários podem ser mais altos conforme o seu conhecimento no assunto;
- Grande busca por profissionais da área qualificados;
- Auxílio na segurança de diversas empresas com mapeamento prévio.
Se até aqui você ainda não acreditou que vale a pena investir nessa profissão, vamos falar um pouco da experiência da Lord Drone no mercado.
Por que amamos drones?
A demanda no mercado por captação de imagens aéreas e a paixão pelas áreas de aeromodelismo e fotografia foram fatores primordiais para o surgimento da Lord Drone.
Nosso diferencial está no amor por essas pequenas naves, que nos mostram que o futuro está logo ali, voando entre as nuvens. Nossa gestão preza pela qualidade de nossos equipamentos, cursos e informações, que buscamos repassar sempre da melhor forma possível.
Cuidamos de nossos clientes e acreditamos em nossos produtos e a junção dos dois traz a profissão do futuro e nisso, nós acreditamos.