A manutenção é uma área significativamente importante para todos que possuem drones, pois, é por meio dela que se torna possível intervir em situações que podem causar falhas, perdas ou paradas, especialmente, durante os voos dos drones.
A manutenção preventiva, por exemplo, também é importante para detectar uma situação em que haja falha e programar uma intervenção num momento apropriado sem que comprometa o trabalho que o piloto irá realizar.
Os drones que já se tornaram uma das mais inovadoras ferramentas tecnológicas da atualidade, de acordo com a legislação brasileira, são classificados como um aeromodelo, para fins recreativos
Outro tipo de veículo não tripulado é o VANT – Veículo Aéreo Não Tripulado conhecido também como Veículo Aéreo Remotamente Pilotado – VARP que podem ser considerados assim quando utilizados de forma profissional.
Embora os VANTS sejam a mesma coisa que os drones, eles se diferenciam em seu propósito, o seu objetivo é voltado para fins comerciais e de pesquisas cientificas. Por isso, é uma aeronave que não demanda um piloto embarcado para guiá-lo.
Os drones têm sido usados para várias finalidades: desde entregas de mercadorias, filmagens e fotografias aéreas, até uso militar para reconhecimento de território.
E, para a realização de qualquer uma das atividades, a manutenção dos aparelhos é importantíssima.
É como se o drone fosse como um carro: precisa de manutenção preventiva, revisão e, em casos específicos, é preciso também de suporte técnico especializado.
Problemas Técnicos mais comuns em Drones
Erros nos sensores (IMU) e configurações incorretas são um dos problemas mais comuns nos drones.
Por isso, recomendamos que seja feita a calibração dos sensores (IMU) e também do compas (bússola) com frequência e uma revisão periódica no drone. Caso você calibre a bússola do seu drone e o mesmo ainda sim insiste em não aceitar a calibração, é sinal de que a bússola pode estar magnetizada.
Consulte seu especialista em manutenção para realização da desmagnetização
Além disso, existem outros erros comuns, como:
- O gimbal é um dos componentes mais frágeis do drone e é muito comum ele quebrar em colisões.
- Quando as hélices não estão devidamente fixadas, elas podem se soltar do drone no momento em que a rotação dos motores aumenta.
- Não acompanhar a meteorologia em sites como www.windy.com é um erro comum entre os pilotos de drones.
Como evitar problemas no drone?
Fazendo manutenção preventiva. O que significa fazer um trabalho de prevenção de defeitos que possam originar a parada ou um baixo rendimento dos equipamentos em operação.
Com a manutenção preventiva, é possível haver diminuição do número total de intervenções corretivas, especialmente em momentos inoportunos como, por exemplo, períodos noturnos e/ou fins de semana.
Não é aconselhável aguardar ocorrer um problema com seu aparelho para leva-lo para a manutenção corretiva.
Se esperar por essa manutenção, certamente, sempre vai ocorrer o ciclo “quebra-repara”, ou seja, o reparo dos equipamentos após a avaria. Podemos dizer que é o tipo mais caro de manutenção.
Meu drone caiu na água: o que fazer?
Caso você passe por essa experiência, não se preocupe! Seu drone irá sobreviver e tem grandes chances de voltar a voar.
Se o drone teve contato com água doce ou salgada, segue o que você deve fazer:
não tente ligar o aparelho.
O recomendado é enviar o drone para a manutenção o mais rápido possível, pois, com o tempo, o equipamento oxida, dificultando assim o reparo.
Como concertar um drone?
Reparar o drone por conta própria pode sair ainda mais caro. Voce vai encontrar os melhores profissionais para fazer a manutenção de seu drone na Lord Drone!
Isso porque temos nossa oficina é um laboratório completo, especializada em equipamentos, formada por técnicos treinados e todas as ferramentas necessárias para montagem ou qualquer tipo de reparo necessário em sua aeronave.
Aqui você vai encontrar um atendimento exclusivo. E fique tranquilo quanto ao seu equipamento: nós, da Lord Drone, temos todo o cuidado de que seu equipamento necessita.
Isso porque, em todos os equipamentos que chegam na nossa manutenção, fazemos testes rigorosos, tanto nos softwares quanto testes de voo prático, após o término de cada manutenção: não importa quantas vezes você nos visite ou quantos aparelhos você traga pra gente.
Além da manutenção e da assistência técnica, oferecemos também serviços de atualização de firmware e manutenção preventiva para que você sempre voe com o máximo segurança!
Os técnicos da Lord Drone são especialistas, por isso, nós garantimos que seu equipamento volte a voar com segurança.