O que é aerofotogrametria e como ela funciona?
Aerofotogrametria é feita por aeronaves equipadas com câmeras fotográficas posicionadas em 90º especialmente para a realização de mapeamentos aéreos com drones.
Como é realizada a cobertura aerofotografia?
O drone percorre o território e o fotografa verticalmente a partir de softwares ou aplicativos de mapeamento que pré definem os chamados polígonos onde o drone irá atua. Tudo isso, seguindo alguns preceitos técnicos como: ângulo máximo de cambagem, sobreposição frontal entre as fotos, sobreposição lateral, entre outros.
Para que serve a fotogrametria?
A Fotogrametria é a ciência que permite executar medições precisas, utilizando-se de fotografias métricas. Embora apresente uma série de aplicações nos mais diferentes campos e ramos da ciência, como na topografia, astronomia, medicina, meteorologia e tantos outros, têm sua maior aplicação no mapeamento topográfico.
Tem por finalidade determinar as formas, dimensões e posições dos objetos contidos numa fotografia, através de medidas efetuadas sobre a mesma
O que é fotointerpretação?
A fotointerpretação é a técnica de examinar as imagens dos objetos na fotografia e deduzir sua significação.
A fotointerpretação é importante para a elaboração de mapas temáticos, como geomorfologia, vegetação, uso do solo, entre outros.
Existe uma diferença entre fotointerpretação e fotogrametria em relação ao tratamento do dado.
A fotogrametria está relacionada com a acurácia posicional e geométrica dos objetos, aspecto quantitativo, enquanto a fotointerpretação está relacionado com a significância do objeto, aspecto qualitativo.
Como são feitas as fotografias aéreas?
A fotogrametria é “a ciência e a arte de se obterem medidas dignas de confiança por meio de fotografias”.
Isto é, a fotogrametria é a ciência e a tecnologia de obter informações seguras acerca de objetos físicos e do meio, através de processos de registro, medição e interpretação das imagens fotográficas.
A fotogrametria pode ser aplicada em:
- Estudos de caracterização dos solos (pedologia);
- Estudos florestais;
- Estudos de caracterização de rochas e estruturas geológicas (geologia);
- Estudos relativos ao do clima (climatologia);
Além disso, as fotografias aéreas podem ser executadas para:
- Elaboração de mapas topográficos planialtimétricos, mapas temáticos, mapas de índices
de fotografias (fotoíndices) e mosaicos; - Caracterização de áreas para fins de tributação e cadastramento urbano ou rural;
- Projetos ambientais, rodoviários, ferroviários, de obras (por exemplo: pontes, canais,
barragens, oleodutos, linhas de transmissão etc.) - Planejamento e desenvolvimento rural e urbano, de melhoramento de rios e portos, de controle à erosão e às cheias.
Agora que conhecemos as principais aplicações da fotogrametria, vamos entender como as fotografias aéreas são feitas.
As fotografias aéreas são feitas empresas especializadas neste tipo de trabalho, como por exemplo a Lord Drone, que usa drones para a realizar mapeamentos aéreos.
Aerofotogrametria com drones
O drone é uma alternativa para coletar imagens para fins de fotogrametria.
No Brasil, os drones aplicados para esse fim é conhecido como VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) e estão sendo utilizados cada vez mais.
Os drones utilizam sistemas de GPS para sobrevoar a região que será mapeada. Existem modelos que usam os sistemas RTK e PPK, responsáveis por corrigir o posicionamento do drone em tempo real ou após o voo e, assim, garantir a precisão dos dados.
Se você tem interesse em fazer mapeamento aéreo com drone, entre em contato com a Lord Drone.