A IMPORTÂNCIA DOS DRONES NA PREVENÇÃO E MITIGAÇÃO DE DESASTRES NATURAIS

Hoje em dia, os drones têm sido utilizados de diversas maneiras e para diferentes tipos de missões. Não é novidade que os drones são empregados no audiovisual, na indústria, em eventos no mercado imobiliário e para mapeamento. Porém quando falamos da utilização dos mesmos na prevenção de desastres naturais e para mitigação de riscos ainda sabe-se pouco.

Essa é uma das áreas que os operadores de drones têm tido muita demanda ultimamente, especialmente pelo fato de os drones proporcionarem maior segurança no acesso a locais restritos, ser discreto e proporcionar diferentes ângulos. 

Mas onde e quando os drones têm sido utilizados?

Recentemente, presenciamos um desastre natural de grandes proporções em Petrópolis – RJ e em algumas cidades do interior de Minas Gerais. Em Petrópolis, por exemplo, os drones, junto de seus operadores, foram utilizados para localização e identificação de centenas de vítimas.  

Créditos: Fotógrafo/Agência Brasil

Outro local onde foi e está sendo utilizada a tecnologia dos drone é na região dos “Canyons de Capitólio”. Após a tragédia vem sendo utilizado técnicas de mapeamento com drones para verificação de possíveis fraturas nas rochas da região.

Créditos: Tripadvisor

Além de ser usado para prevenção de tragédias naturais, seu uso também vem ajudando na prevenção de acidentes com barragens. O acompanhamento muitas vezes ajuda na identificação de possíveis fissuras.  Após a identificação por drones, ações são tomadas para  que a mesma não se rompa. 

Em Itatiaiuçu – MG, por exemplo, os drones têm sido utilizados para monitorar e identificar possíveis soluções para que a Barragem da Mina de Serra Azul não se rompa. 

Imagem da Barragem da Mina de Serra Azul. Créditos: Mateus Parreiras/Estado de Minas

Equipe Lord Drone auxilia Defesa Civil de Nova Lima após inundações e deslizamentos

Na última semana, a Lord Drone em parceria com a Defesa Civil de Nova Lima e a empresa Sete Soluções e Tecnologia Ambiental visitou áreas para identificação de risco hidrológico e geológico. Foram visitados ao todo 16 pontos, entre os distritos de Galo e Honório Bicalho, regiões essas que foram fortemente atingidas pelas chuvas de janeiro deste ano.

O trabalho realizado nesses distritos de Nova Lima, irão subsidiar a elaboração de um plano de ação contra possíveis desastres. 

A utilização dos drones Lord Drone para captação  das imagens aéreas, auxiliaram na identificação e mitigação de agentes causadores de desastres naturais. Além disso, as imagens irão possibilitar a Defesa Civil agir no local exato para que se diminua ao máximo futuros deslizamentos e inundações.

Imagem: Lord Drone

Compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Posts Recentes

Inscreva-se para receber novidades

Receba nossas novidades assim que publicadas.

Posts Relacionados

Confira algumas matérias relacionadas com a que você está lendo!