Você sabe o que é um veículo aéreo não tripulado?

Drones são veículos voadores não tripulados controlados remotamente, via sistema de rádio ou por aplicativos específicos de cada aparelho, e foram criados inicialmente para auxiliar em trabalhos hostis e adentrar cenários complexos e de difícil acesso aos seres humanos.

As finalidades mais conhecidas para o uso de drones são:

Trabalhos de fotografia e filmagem

Os drones foram muito bem aceitos por fotógrafos e cinegrafistas e têm como objetivo captações aéreas de eventos, como casamentos, competições e atividades esportivas, dentre outras festividades que necessitem de imagens aéreas.

Ações militares

Para esta finalidade existem drones equipados com armas prontos para bombardear alvos militares, por ser um veículo aéreo não tripulado e menor, a perda desse tipo de aparelho em combates e batalhas é consideravelmente menor.

Topografia

O uso dos drones no mapeamento topográfico permite a captura de mapas detalhados do local, incluindo contornos do solo e características existentes da superfície, em uma fração de tempo e com um ótimo custo benefício.

Inspeções industriais

Os drones podem fazer inspeções em áreas industriais em poucas horas.

Acompanhamento de obras

Acompanhar obras com drones ajuda na averiguação dos padrões de qualidade. Eles analisam fissuras em fachadas, vazamentos, progresso de estruturas metálicas, entre outros itens.

Entenda a diferença entre drones, VANTs e RPA’s

É importante esclarecer essas siglas, pois todas falam sobre drones, mas trazem diferenças entre si.

Drones para uso recreativo

Segundo o site TechTudo:

“A lei brasileira não faz qualquer restrição quanto às compras de drones no mercado, sejam elas feitas online ou em lojas físicas. Você pode comprar drones de qualquer tamanho e potência, desde que seja para uso recreativo e você siga certas determinações.

Dentre elas: os drones não podem ser usados em áreas densamente povoadas; eles não podem ser pilotados em áreas próximas a aeródromos; a altitude máxima permitida é de 121.92 metros e só pode haver público se você for um usuário experiente e houver segurança durante o voo, para evitar qualquer acidente.

Porém, não há necessidade nenhuma de licença para se divertir com o drone, desde que as regras supracitadas sejam obedecidas. Estas diretrizes estão expostas na Portaria DAC Nº 207, de 07 de abril de 1999, e estabelece as regras para a operação do aeromodelismo no Brasil.”.

Vants (veículos aéreos não tripulados) para uso profissional

Segundo as leis brasileiras, toda aeronave projetada para atuar de forma não recreativa, de forma remota pode ser caracterizada como VANT. E dentro desta categoria existem os RPA’s.

RPA (Remotely-Piloted Aircraft) para uso profissional

É uma categoria de drone utilizado apenas para uso profissional. RPAS, no entanto, se trata da junção não só do aparelho como de seu sistema e os demais recursos.

Vants (veículos aéreos não tripulados) para a agricultura

A colaboração dos VANTs na agricultura acontece por meio do mapeamento aéreo das lavouras, identificação de pragas e doenças com rapidez, além de ajudar prontamente na gestão das plantações.

Os drones são capazes de gerar dados que são avaliados com maior exatidão, otimizando o trabalho, facilitando as decisões e diminuindo os custos envolvidos.

O uso de drones nesta campo já mudou a vida de muitos produtores e se torna uma alternativa cada vez mais buscada para a gestão de agricultores do país.

Drones são equipados com sistemas, câmeras e sensores e ajudam vários segmentos a avançarem e serem mais ágeis e eficazes. Agora que conhece o potencial, o que você acha de saber como aprender a usar um drone?

Compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Posts Recentes

Inscreva-se para receber novidades

Receba nossas novidades assim que publicadas.

Posts Relacionados

Confira algumas matérias relacionadas com a que você está lendo!