O uso de drones na agricultura

Vamos começar a falar da importância dos drones na agricultura de precisão, que é usada não só no Brasil, mas em outros países como Precision Agriculture, Precision Farming, Site Farming Crop Management.

Trata-se da implementação de um sistema de produção que busca a aplicação de insumos agrícolas de forma precisa, ou seja, somente em áreas que identifique a necessidade de nutrientes e/ou defensivos.

Em outras palavras, trata-se de uma forma de gerenciamento agrícola baseado em informações exatas, precisas e se completa com decisões exatas.

A regularização do uso dos drones aconteceu em 2017 e, desde então, cerca de 40% das aeronaves não tripuladas são utilizadas no agronegócio.

A importância de drones na agricultura

Dentro deste modelo de produção, um novo método de precisão surge e é um sucesso na agricultura: os drones.

O uso de drones na agricultura se fortaleceu, especialmente, pelos recentes avanços na tecnologia da computação e desenvolvimento de sistemas globais de navegação e geoprocessamento.

Estas aeronaves portam sensores e recursos de imagem eficientes e precisos, colaborando com danos na lavoura e índice de crescimento, por exemplo.

O uso de drones no agronegócio

O agronegócio é o setor que já aderiu ao uso do drone. Estima-se que a agricultura responda por 25% do faturamento global deste veículo.

O uso de drone é um bom investimento principalmente para

  • mapeamento aéreo,
  • analisar e identificar pragas,
  • verificação do pasto e controle do gado,
  • pulverização da área,
  • identificar incêndios e desmatamento,
  • drenagem da área, entre outros.

Drones para monitoramento agrícola

De acordo com dados divulgados pelos pesquisadores da EMBRAPA, é grande a capacidade dos drones de prever o nascimento de doenças e pragas dentro das lavouras, além de ter grande acesso no monitoramento da fertilidade do solo.

Segundo a pesquisa, os aspectos favoráveis ao uso dos drones podem ser observados a partir de propriedades e profissionais que lançam mão desta tecnologia, como, por exemplo, em um projeto realizado em uma produção de milho de 120 acres, no Canadá, envolvendo uma infestação de espécies invasoras.

Somente a partir de capturas de imagens aéreas foi possível a identificação do tipo de praga e o espaço da produção que tinha sido invadido.

É consenso para os agricultores que a tecnologia dos drones é um investimento garantido e que dentre as versatilidades do equipamento estão a de exercer várias funções dentro de uma propriedade com um custo relativamente baixo.

Drones na lavoura

De acordo com a parceria estabelecida entre a EMBRAPA e a USP, ficou constatado que o uso de drones é excelente para adaptação e produção de equipamentos, bem como o desenvolvimento de aplicativos que possam ajudar o agricultor com voos programados automaticamente.

Com o uso de câmeras especiais e recursos de infravermelho que os drones possuel é possível identificar em um único sobrevoo se

  • uma plantação está sadia ou doente,
  • há falhas de pegamento das mudas do canavial,
  • há ferrugem no cafezal, e
  • há animais no pasto, entre outros.

Outra vantagem do uso de drones no setor agrícola é a precisão na qual pode-se detectar e monitorar grandes áreas quase que em tempo real, por meio de um sensoriamento remoto, com alta definição e alta frequência de captura das imagens aéreas.

Ao contrário de imagens obtidas por meio de satélite, que demoram semanas para serem geradas, o que não poder ocorrer, especialmente no setor da agrícolas, por ser tão dinâmico.

Conclusão

Com todas estas vantagens, não há como negar que o drone é um excelente investimento. Principalmente, para o agronegócio. Os recursos tecnológicos dos drones devem ser explorados até sua máxima potência para evitar danos na lavoura e colaborar com o crescimento da agricultura

Compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Posts Recentes

Inscreva-se para receber novidades

Receba nossas novidades assim que publicadas.

Posts Relacionados

Confira algumas matérias relacionadas com a que você está lendo!