Mapeamento com drone: filmagens e fotografias aéreas

Será que o céu ainda é o limite?

Como conseguir bons resultados com filmagens aéreas feitas por Drones?

As fotos e filmagens aéreas, historicamente, eram feitas principalmente com o uso de aviões, helicópteros e até mesmo com balões.

Certamente esses meios utilizados não tinham um valor muito acessível e nem traziam praticidade para as filmagens aéreas. Eram raras as filmagens feitas no céu.

A primeira fotografia aérea foi feita na França, em 1858, pelo fotografo Gaspart Felix a bordo de um balão amarrado a 80 metros acima da vila Petit – Becendre.

Porém a mais antiga existente é a do fotografo James Wallace Black, datada em 13 de outubro de 1860, que retratava Boston vista de uma altura de 630 metros.

Com o passar dos anos, novas tecnologias foram surgindo e uma teve importante impacto na historia das filmagens aéreas.

Drone, como é conhecido popularmente, é um veiculo aéreo não tripulável que surgiu em meados dos anos 60, mas foi durante os anos 80 que começou a chamar a atenção.

Essas máquinas voadoras foram criadas originalmente para o uso militar, em missões de guerra, de elevado risco para os humanos.

Com sua constante evolução, foram se adaptando a nossa realidade contemporânea cada vez mais capitalista e tendo seu uso civil para inúmeras atividades comerciais.

Equipados com câmeras de alta qualidade são usados por exemplo por fotógrafos e cinegrafistas.

Assim, as fotos aéreas com drones sobem mais um degrau.

O Drone capta melhores ângulos para as filmagens, mantendo sempre a câmera estável e no caso das filmagens aéreas o custo beneficio é bem menor que a de um helicóptero ou de um avião, por exemplo, que se utilizava no inicio de tais filmagens.

Em 2013, com seu “pouso” no Brasil, os Drones demonstraram capacidade para atuar em diversos seguimentos como na segurança, na agricultura e até mesmo na entrega de produtos.

A Amazon, uma empresa transnacional de comercio aéreo, já fez sua primeira entrega na Inglaterra, ela durou apenas 13 minutos e fazia a entrega de uma TV de própria empresa e de um saquinho de pipoca.

Dicas para escolha de uma boa empresa de filmagens aéreas

A captura de imagens e vídeos feitos com Drones, é um serviço relativamente novo, embora esteja em frequente expansão, as pessoas ainda não sabem o que mais importante na hora de contratar uma empresa de filmagens aéreas.

Para bons resultados nas filmagens aéreas deve-se considerar:

Empresa de filmagens com Drone

Contrate uma empresa de filmagens com Drone que trabalhe de acordo com a regulamentação da ANAC, DECEA E ANATEL, para que você  tenha certeza que a filmagens aéreas estarão dentro dos padrões exigidos pela legislação atual de Drones.

A verifique a experiência e o portfólio do Piloto

Pois como o nome já diz, Drones são aeronaves e para um bom resultado no voo e nas filmagens aéreas, o piloto deve ser qualificado e experiente.

Exija um planejamento ou check lista antes da realização do voo!

Para uma filmagem com Drone de qualidade não basta só pilotar o aparelho, é preciso planejar cada cena, cada tomada, cada imagem captada.

Qualidade na edição das imagens aéreas

O vídeo tem de se encaixar corretamente harmonia entre os takes aéreos. Não basta imagens interessantes, mas que não tem coerência nenhuma entre elas. Por fim, o Produto final, que deve apresentar um vídeo completo, harmônico, cheio de recursos e tecnologias que o destacam dos outros.

Na agricultura, no suporte para coberturas jornalísticas, na indústria, na fotográfica… Independente, as imagens aéreas já são realidade e encontram-se em plena ascensão.

As captações de imagens com Drone se tornaram uma saída genial para demandas de diversas instituições. Investir nessa tecnologia gera uma grande margem de lucro, aumento na qualidade do serviço e aumento na segurança.

Imagens aéreas feitas com Drones: o que é possível fazer?

Veja abaixo quatro aéreas de destaque onde os Drones estão sendo mais utilizados:

Eventos e Casamentos

Já foi tendência, agora é realidade!

O uso dos Drones esta em alta nos eventos, principalmente em casamentos. Voos pelo cenário, tomadas amplas e um visual cinematográfico ampliam possibilidades de registro e estão agradando bastante o público.

Cenas de interação, movimentação, acontecimentos simultâneos e tomadas gerais do ambiente são alguns dos fatores que o Drone agrega às filmagens do seu evento.

Mercado Imobiliario

Na fase de construção os Drones podem ser usados para fazer a mediação do terreno de forma mais precisa e prática, e ainda possibilitar a viabilidade do terreno previamente.

Já na fase de vendas os Drones propiciam vídeos em alta resolução, de ângulos diferentes, que não seriam possíveis através de fotos e vídeos tradicionais.

Agronegócio e Mineração

O Drone agrega, e muito, ao trabalho da agroindústria, como, por exemplo, os modelos digitais de elevação do terreno e imageamento do Infravermelho Proximo (NIR).

Também é capaz de detectar falhas nas plantações em metade do tempo, áreas com excesso ou falta d água, parcelas onde é preciso utilizar agrotóxicos devido as pragas e controle dos crimes ambientais.

Com as imagens captadas, forma-se um mapa digital do local e assim é possível atuar exatamente no local e/ou problemas apontados.

Com relação a aplicação na mineração, a tecnologia e constante atualização dos Drones permite:

  • mapear estoques,
  • mapear alvos de exploração,
  • gerenciar e inspecionar áreas e estruturas,
  • quantificar
  • e qualificar estoques e pilhas de minério de forma constante e regular, com execução em curtíssimo tempo e resultados momentâneos.

Dente os produtos, destacamos:

  • Imagens georreferenciadas;
  • Mosaicos ortorretificados;
  • Imagens NDVI;
  • Modelos digitais de superfície;
  • Topografia de terreno.

Monitoramento e segurança

Os Drones tem capacidade altamente relevante na captura de imagens aéreas – tanto para fotos e vídeos – facilitando muito no monitoramento e segurança, por exemplo, em aéreas rurais e indústrias, onde a operação por terra requer muito tempo, grandes deslocamentos e o trabalho de inúmeros profissionais.

Também podem ser usados para checa a segurança de perímetros ou verificar alarmes que disparam, com isso não precisam usar agentes de campo, os expondo a risco.

O Drone tem também um papel importante em situações extremas, como acidentes, invasões ou perigo em regiões muito violentas, com o uso destes, não há a necessidade de por em risco a vida dos agentes que estariam no solo.

A vantagens oferecidas por esses “ robozinhos voadores” só cresce com a constante evolução tanto em sua forma, como em sua regulamentação, podendo ser cada vez mais usado pelas empresas em crescente expansão.

Afinal, será que o céu ainda o limite para essas aeronaves remotamente pilotadas?

Parece que não…

Compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Posts Recentes

Inscreva-se para receber novidades

Receba nossas novidades assim que publicadas.

Posts Relacionados

Confira algumas matérias relacionadas com a que você está lendo!