Drones na construção civil

Uma forma eficaz de contribuir para o mapeamento e acompanhamento de uma obra de arquitetura e ou engenharia é a utilização de drones.

No lugar do esforço humano ou de uso de guindastes, cadeirinhas para fotos e filmagens, o drone facilita o acesso à imagens e ângulos, conectando os diferentes elementos de uma construção de modo muito prático.

Os drones possuem a habilidade de chegar a lugares de mais difícil acesso de forma rápida e ágil, permitindo observar o andamento de uma construção desde o seu momento inicial como mapeamento de terreno até fases mais superiores como campanhas publicitarias para vendas de imóveis. A utilização de drones na construção civil também tem possibilitado um significativo aumento na segurança dos empregados dessas obras.

Com a evolução dos aparelhos e da sua tecnologia, seu uso vem encontrando mais e mais funcionalidades. Conheça algumas delas abaixo:

Mapeamento com drones da área a ser construída

Com a popularização do uso de drones, desde 2012 aproximadamente, a construção civil vem se beneficiando dos aparelhos que possibilitam simulações e mapeamento de grandes áreas, segurança de condomínios e casas e monitoramento de obras.

Na fase inicial de uma construção, o uso de drones pode reduzir o custo do mapeamento e também consumir menos horas do cronograma da obra, representando economia em um projeto desde sua fase inicial.

Mais segurança nas obras

Além dessas possibilidades, um detalhe que faz bastante diferença no custo final de empreendimentos de construção civil é a segurança.

O uso de drones pode contribuir com a segurança de uma construção desde seu primeiro momento, fiscalizando e dando cobertura aos funcionários envolvidos, até a falhas de estrutura dificilmente vistas a olho nu.

Hoje o uso da chamada “cadeirinha” especialmente para inspeção de fachadas está sendo trocado pelo uso dos drones.

Monitoramento dos operários

Utilizando drones, por exemplo, uma empresa pode averiguar se seus funcionários estão usando uniformes e materiais de segurança e ainda pode detectar problemas com antecedência, caso a estrutura tenha lugares e/ou espaços de difícil acesso.

Inspeção da Obra

Na inspeção de uma obra, o uso de drones pode contribuir com a averiguação dos padrões de qualidade. Inspeções com drones podem analisar fissuras em fachadas, vazamentos, progresso de estruturas metálicas, dentre outros.

Campanhas publicitárias

Muitas construtoras também utilizam drones para possibilitar uma melhor observação e acompanhamento da obra pelo cliente.

Como uma imagem vale mais que mil palavras, a chance de concretizar uma venda aumenta significativamente quando o cliente consegue visualizar ou ter uma ajuda na sua imaginação quanto à um futuro lar e a vizinhança ao redor.

Drones e modelos 3D para a simulação são ótimas tecnologias para facilitar esse encontro entre o desejo do cliente e a oferta de uma construtora.

Assim, a tecnologia e a eficiência possibilitada pelo uso de drones é cada vez mais importante para que avanços na agilidade, na economia e na qualidade de projetos de construção civil aconteçam no país.

Compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Posts Recentes

Inscreva-se para receber novidades

Receba nossas novidades assim que publicadas.

Posts Relacionados

Confira algumas matérias relacionadas com a que você está lendo!