Conserto de drones: conheça os problemas comuns e saiba como resolve-los

A manutenção é uma área significativamente importante para todos que possuem drones, pois, é por meio dela que se torna possível intervir em situações que podem causar falhas, perdas ou paradas, especialmente, durante os voos dos drones.

A manutenção preventiva, por exemplo, também é importante para detectar uma situação em que haja falha e programar uma intervenção num momento apropriado sem que comprometa o trabalho que o piloto irá realizar.

Os drones que já se tornaram uma das mais inovadoras ferramentas tecnológicas da atualidade, de acordo com a legislação brasileira, são classificados como um aeromodelo, para fins recreativos

Outro tipo de veículo não tripulado é o VANT – Veículo Aéreo Não Tripulado conhecido também como Veículo Aéreo Remotamente Pilotado – VARP que podem ser considerados assim quando utilizados de forma profissional.

Embora os VANTS sejam a mesma coisa que os drones, eles se diferenciam em seu propósito, o seu objetivo é voltado para fins comerciais e de pesquisas cientificas. Por isso, é uma aeronave que não demanda um piloto embarcado para guiá-lo.

Os drones têm sido usados para várias finalidades: desde entregas de mercadorias, filmagens e fotografias aéreas, até uso militar para reconhecimento de território.

E, para a realização de qualquer uma das atividades, a manutenção dos aparelhos é importantíssima.

É como se o drone fosse como um carro: precisa de manutenção preventiva, revisão e, em casos específicos, é preciso também de suporte técnico especializado.

Problemas Técnicos mais comuns em Drones

Erros nos sensores (IMU) e configurações incorretas são um dos problemas mais comuns nos drones.

Por isso, recomendamos que seja feita a calibração dos sensores (IMU) e também do compas (bússola) com frequência e uma revisão periódica no drone. Caso você calibre a bússola do seu drone e o mesmo ainda sim insiste em não aceitar a calibração, é sinal de que a bússola pode estar magnetizada.

Consulte seu especialista em manutenção para realização da desmagnetização

Além disso, existem outros erros comuns, como:

  • O gimbal é um dos componentes mais frágeis do drone e é muito comum ele quebrar em colisões.
  • Quando as hélices não estão devidamente fixadas, elas podem se soltar do drone no momento em que a rotação dos motores aumenta.
  • Não acompanhar a meteorologia em sites como www.windy.com é um erro comum entre os pilotos de drones.

Como evitar problemas no drone?

Fazendo manutenção preventiva. O que significa fazer um trabalho de prevenção de defeitos que possam originar a parada ou um baixo rendimento dos equipamentos em operação.

Com a manutenção preventiva, é possível haver diminuição do número total de intervenções corretivas, especialmente em momentos inoportunos como, por exemplo, períodos noturnos e/ou fins de semana.

Não é aconselhável aguardar ocorrer um problema com seu aparelho para leva-lo para a manutenção corretiva.

Se esperar por essa manutenção, certamente, sempre vai ocorrer o ciclo “quebra-repara”, ou seja, o reparo dos equipamentos após a avaria. Podemos dizer que é o tipo mais caro de manutenção.

Meu drone caiu na água: o que fazer?

Caso você passe por essa experiência, não se preocupe! Seu drone irá sobreviver e tem grandes chances de voltar a voar.

Se o drone teve contato com água doce ou salgada, segue o que você deve fazer:

não tente ligar o aparelho.

O recomendado é enviar o drone para a manutenção o mais rápido possível, pois, com o tempo, o equipamento oxida, dificultando assim o reparo.

Como concertar um drone?

Reparar o drone por conta própria pode sair ainda mais caro. Voce vai encontrar os melhores profissionais para fazer a manutenção de seu drone na Lord Drone!

Isso porque temos nossa oficina é um laboratório completo, especializada em equipamentos, formada por técnicos treinados e todas as ferramentas necessárias para montagem ou qualquer tipo de reparo necessário em sua aeronave.

Aqui você vai encontrar um atendimento exclusivo. E fique tranquilo quanto ao seu equipamento: nós, da Lord Drone, temos todo o cuidado de que seu equipamento necessita.

Isso porque, em todos os equipamentos que chegam na nossa manutenção, fazemos testes rigorosos, tanto nos softwares quanto testes de voo prático, após o término de cada manutenção: não importa quantas vezes você nos visite ou quantos aparelhos você traga pra gente.

Além da manutenção e da assistência técnica, oferecemos também serviços de atualização de firmware e manutenção preventiva para que você sempre voe com o máximo segurança!

Os técnicos da Lord Drone são especialistas, por isso, nós garantimos que seu equipamento volte a voar com segurança.

Compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Posts Recentes

Inscreva-se para receber novidades

Receba nossas novidades assim que publicadas.

Posts Relacionados

Confira algumas matérias relacionadas com a que você está lendo!