Uso dos drones no agronegócio

Hoje, com a tecnologia que os drones possuem, é possível  usá-los no agronegócio, a fim de identificar problemas que dificilmente seriam vistos  por terra.

Sem falar que em todas as etapas da operação  – decolagem, voo e pouso – nem sempre há necessidade de pilotá-los de forma totalmente manual, pois os drones são planejadas por um software e executadas de forma autônoma .

Por esse motivo é que os drones são muito usados na agricultura e pecuária.

Com as imagens aéreas  capturadas é possível fazer mapeamento de culturas, avaliação de áreas cultivadas, densidade hídrica, detecção de áreas afetadas por pragas, identificação de áreas degradadas e com deficiência em plantações, pulverização além de cadastros rurais e no mapeamento de solo através da aerofotogrametria.

O agronegócio é um dos setores que mais estão aderindo à tecnologia. Estima-se que a agricultura responda por 25% do faturamento global dos veículos aéreos não tripulados, os Vants.

Análises de solo

Para a análise de solo, a escolha de drones é pertinente porque esses veículos possuem  software de processamento de imagens que sobrepõe as fotos e monta um material cartográfico preciso e de alta definição.

Assim, é possível fazer uma análise detalhada do solo, identificando diversos problemas, como a compactação do solo, falta de nitrogênio, ervas daninhas, propriedade do solo, irrigação, falhas no plantio, entre outras questões.

Após a verificação do solo com o drone, o produtor determina quais ações são necessárias para resolver as deficiências na lavoura.

Dessa forma, otimiza-se processos, reduz custos, economiza tempo e traz mais segurança para quem o utiliza.

Identificação de pragas e doenças

Na identificação de pragas e doenças, usar drones com câmeras que possuem sensores Infravermelho Próximo – NIR é excelente para calcular índices de vegetação.

Os drones com as câmeras multiespectrais são também práticos e usados para identificar problemas nas plantas, como, por exemplo, deficiências nutricionais, locais com maior ou menor biomassa, infestação de doenças e pragas, determinar percentual de cobertura de solo em algumas classes, entre outras aplicações.

Gestão de plantio

Os drones também podem levantar dados aéreos que permitem uma visão detalhada de toda área de plantio.

A aeronave oferece a verificação da extensão da lavoura para plantio, identificando se, por ventura, houver áreas de preservação, reservas, benfeitorias, estradas etc.

Além de ajudar na identificação de doenças, apontando quais plantas estão contaminadas. É um método muito mais rápido de coleta de dados e, consequentemente, haverá ganhos de eficiência produtiva.

A tecnologia facilita o processo também na identificação de doenças, através dos índices de vegetação, apontando quais plantas estão contaminadas.

Por ser um método mais rápido que as práticas tradicionais de coleta de dados, os ganhos com eficiência produtiva são bastante significativos, aumentando a lucratividade.

Inspeção na pecuária

A inspeção na pecuária pode ocorrer da seguinte maneira: com o auxílio de uma câmera fotográfica ocorrer a captura fotos sequenciais em alta definição. Estas fotografias vão gerar o material cartográfico num software de processamento de imagens específico.

Além disso, com as imagens aéreas é possível contar o rebanho sem precisar deslocar um peão para isso.

Pulverização agrícola

À medida que houver realização de voos periódicos, a identificação de pragas serão facilmente identificáveis, especialmente os drones multirotores. Essas aeronaves são eficazes na dispersão de fertilizantes e pesticidas em áreas não muito extensas e também em áreas específicas e de difícil acesso onde os aviões pulverizadores convencionais não conseguem chegar.

O uso e o desenvolvimento de drones na agricultura é uma importante opção. Esse é um dos motivos que faz com que esses veículos se firmem e auxiliem  o produtor rural a identificar estratégias que possam aumentar a eficiência no gerenciamento da agricultura, maximizando a rentabilidade das colheitas e tornando o agronegócio ainda mais competitivo.

Devido as suas soluções tecnológicos que colaboram com o crescimento da agricultura, o drone é um excelente investimento. Entre em contato com a Lord Drone e entenda mais como o drone pode ajudar o agronegócio.

Compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Posts Recentes

Inscreva-se para receber novidades

Receba nossas novidades assim que publicadas.

Posts Relacionados

Confira algumas matérias relacionadas com a que você está lendo!