6 dicas para evitar acidentes com drones

A Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC publicou um regulamento com regras gerais para o uso de drones.

Essa regras complementam  às de outros órgãos, que também devem ser observadas antes de qualquer operação.

Vale aqui ressaltar que o piloto de drones não tem vantagens ou benefícios em relação a pilotos de aeronaves tripuladas.

De acordo com o  Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DCEA , o piloto remoto é a peça fundamental em uma operação segura de drones, além de possuir também as mesmas responsabilidades referentes a um piloto de uma aeronave tripulada.

Todo esse cuidado e para evitar acidentes com drones, pois, nada justifica  a criação de uma excelente tecnologia como a de um drone, para que no momento do lazer ou do trabalho ocorrer acidentes, a perda do aparelho e, sem exagero, a perda de uma vida.

Por isso que deixaremos aqui algumas dicas importantes para evitar acidentes com drones, retiradas das orientações disponibilizadas pelo DCEA.

E então, vamos conhecer as orientações?

4 dicas para evitar acidentes com drones

Evite pousar e decolar de qualquer lugar

Os pousos e as decolagens são de total responsabilidade do piloto e/ou do operador e devem ser realizadas apenas em áreas distantes de terceiros ou em áreas próximas a pessoas anuentes com as operações e em locais os quais não haja proibição.

Mantenha em dia a manutenção do seu equipamento

É muito importante manter a manutenção em dia do equipamento para a atualização de firmware e reparos preventivos, prevenindo assim acidentes desnecessários.

Se você comprou seu drone de um fabricante que oferece assistência técnica, verifique se os reparos estão cobertos pela garantia. Para isso, acesse o site do fabricante e verifique o manual de instruções do drone.

Caso não, é necessário buscar por empresas como a Lord Drone que oferece serviços de manutenção de drones.

Voe a pelo menos 30 metros de distância de pessoas e edificações

O regulamento pede que, para operar drones, é preciso manter uma distância mínima de trinta metros de edificações e instalações.

Todavia, pode ocorrer que por exemplo a serviço de verificação na fachada de um prédio, inspeção de linhas de transmissão de eletricidade o profissional pode voar mais baixo caso tenha anuência do proprietário. Durante shows e eventos caso o piloto também pode voar a uma distância menor das pessoas.

Conheça as limitações operacionais da sua aeronave

É recomendável que você conheça o seu equipamento. Para isso, é preciso estudar os manuais de operação e de emergência do equipamento para saber como agir em casos de quaisquer anormalidades.

Com o curso de drone da Lord Drone, além de aprender a pilotar o drone, você entende quais são os principais defeitos e descobre como resolve-los.

Procure fazer voos durante o dia

Voos noturnos prejudicam a manutenção do Visual Line of Sight – VLOS.

Agorea, temos certeza de que com essas dicas seus voos serão muito mais seguros e tranquilos. E não vá embora antes de deixar aqui seus comentários, sugestões e criticas.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. Estamos aqui pata lhe atender e ajudar sempre!

Compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Posts Recentes

Inscreva-se para receber novidades

Receba nossas novidades assim que publicadas.

Posts Relacionados

Confira algumas matérias relacionadas com a que você está lendo!