Drone para pulverização

Se há alguns anos o uso de aeronaves não tripuladas para tornar os processos produtivos no campo mais eficientes poderia ser considerado coisa dos filmes de ficção científica, hoje essa é uma realidade.

Mais do que isso, se trata de um cenário onde a tendência é que esse tipo de aplicação tecnológica se consolide cada vez mais.

Nesse artigo você vai entender melhor como funciona um drone para pulverização, quais as vantagens desse tipo de tecnologia e alguns dos principais modelos disponíveis no mercado.

Como funciona um drone para pulverização?

O processo de pulverização realizada com drones segue basicamente os mesmos pré-requisitos da pulverização convencional.

Inicialmente são realizadas avaliações de todas as culturas que serão alvo dessa pulverização.

Assim, é possível definir os produtos adequados para cada uma dessas culturas, tornando o processo muito mais eficiente.

Depois de avaliadas as culturas que serão pulverizadas, é preciso fazer a configuração do drone, que inclui:

  • Forma do jato que será utilizado;
  • Escolha dos bicos mais indicados;
  • Regulagem da vazão do produto que será pulverizado.

Após escolher a melhor configuração do drone de acordo com as culturas que serão pulverizadas, é o momento de preparar o produto que será aplicado.

Essa etapa é extremamente importante, pois um erro na formulação do produto pode tornar o trabalho ineficiente.

Aqui o processo é idêntico ao realizado em um processo de pulverização convencional, seguindo as mesmas formulações e ordens de adição de elementos de acordo com as culturas e os objetivos dessa pulverização.

Depois dessas etapas, é o momento de inserir os planos de voo no equipamento, para que o drone possa iniciar sua operação.

Vantagens de usar o drone para pulverização

Existem basicamente quatro benefício principais proporcionados pela utilização de drone para pulverização.

  • Economia: como é possível realizar a pulverização em áreas específicas há uma economia tanto de produtos quanto de combustível.
  • Pulverização em áreas onde o acesso é mais difícil: o terreno onde as culturas se encontram pode tornar a pulverização com tratores e aviões muito difícil, o que não ocorre quando se utilizam drones para esse trabalho.
  • Mais segurança para o produtor: Utilizando um drone para pulverização o contato do produtor com produtos agroquímicos é muito menor, diminuindo os riscos que o manuseio desse tipo de produto oferece.
  • Velocidade: a velocidade com que é realizada a pulverização por drones contribui tanto para a segurança quanto para a agilidade do processo.

Melhores modelos de drone para pulverização

Veja abaixo alguns dos principais modelos de drone para pulverização disponíveis no mercado:

  • JT-Sprayer 15-608;
  • Daxi 10A;
  • Daxi 50A;
  • Agras MG-1.

Cada um desses modelos de drone para pulverização possui características específicas que devem ser levadas em conta de acordo com os objetivos e necessidades do produtor.

Como iniciar a pulverização com drones?

Ao contrário do que muitos imaginam, utilizar um drone para pulverização não significa simplesmente colocar o produto no equipamento e utilizá-lo.

É preciso observar vários pontos antes de iniciar o uso de um drone na sua produção, como por exemplo providenciar o cadastro da aeronave junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A necessidade desse registro varia de acordo com o peso do drone, seguindo os limites abaixo:

  • Drones com peso inferior a 250 gramas: não necessitam de cadastro;
  • Drones com até 25 quilos: precisam ser cadastrados no site da ANAC;
  • Drones acima de 25 quilos: também devem ser cadastrados junto a ANAC.

Como você viu, utilizar um drone na pulverização da sua plantação vai muito além de apenas comprar um equipamento e colocá-lo para funcionar.

Porém, agora você já sabe exatamente o que fazer para obter o máximo de produtividade e aproveitar todos os benefícios dessa tecnologia cada vez mais presente nos campos do Brasil e do mundo.

Compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Posts Recentes

Inscreva-se para receber novidades

Receba nossas novidades assim que publicadas.

Posts Relacionados

Confira algumas matérias relacionadas com a que você está lendo!